sexta-feira, junho 26, 2009

About Michael



Deixando de lado o que o Michael Jackson pode ou não ter sido como pessoa, o que ele pode ou não ter feito e que todo o mundo já cansou de debater, eu gostaria de deixar aqui no meu espaço uma homenagem singela ao que ele representou como Artista.

É indiscutível a influência dele na música Pop como ela é percebida e tida hoje. As coreografias das Boys Bands jamais existiram sem o Michael, e o que seria Justin Timberlake sem as influências do menino dos Jackson Five - inclusive no estilo de cantar, sussurado e falseado.

O mesmo vale para muitas e muitas coisas... Em partes por causa dos clipes do Micheal é que temos videoclipes tão bons nos dias de hoje, ele modificou a linguagem do vídeo na época e sua forma de contar histórias, e músicas, está presente até em artistas totalmente diferentes, como nos clipes "historias" do Green Day, pra dar um exemplo.

O Michael também é influência na moda. Galera discolada que hoje usa blazer com gorrinho de moletom pode voltar lá em 1987, em Bad, e procurar sua referência. Ou então os indiezinhos que gostam de jacketinhas militares, o primero artista a usar isso como moda urbana foi o cara. E não só isso...

Ele tinha um dom mágico de popularizar o que fosse que ele tocasse, e não só no sentido de massificar, no sentido de transformar em algo realmente Pop - algo que se refere à cultura e que se torna parte dela. Eu acredito em trocas, nossos relacionamentos são sempre somatórios, doamos um pouco de nós e recebemos um pouco do outro. O relacionamento do mundo com Michael Jackson não foi diferente - ele recebeu muito dos seus fãs, mas a sua contribuição também foi grande e generosa.

Hoje, não importa se ele era doente, se se fez doente, se era perturbado ou se cometeu erros na sua vida. O que importa é o legado dele como Artista, a influência dele na cultura pop de hoje e o respeito que todos deveríamos ter pelo que ele foi e representou, e pra sempre vai representar.

Fica aqui minha singela homenagem ao eterno Rei do Pop e que ele finalmente encontre
paz.


Um comentário:

Liene disse...

Como será que vai ser agora cantar Bad no karaoke? =(
Era um dos momentos mais animados.